A covid19 foi o maior flagelo sanitário do nosso tempo mas, ao longo dos séculos, muitos surtos epidémicos arrasaram a Humanidade.
Ruben ygua lista-nos aqui cronologicamente as mais mortíferas pragas que assolaram a Humanidade.
Ao ler esta obra, chego à conclusão que a peste bubónica ou peste negra foia mais nefasta doença que alguma vez povoou o corpo humano. Ainda hoje existem pequenos focos localizados desta doença que é transmitida pelos ratos e suas pulgas. Toda a gente conhece o grande surto desta enfermidade que assolou o Mundo desde 1348, ou seja, no século catorze.
Ao ler esta obra, chego á conclusão que as catástrofes naturais como sismos, vulcões, inundações ou secas produziram estes surtos.
Há quem diga que a peste negra deu origem ao Renascimento e fez aumentar o antissemitismo. Foi a partir desse surto que se desencadeou uma perseguição mais feroz dos Cristãos aos Judeus.
O Mundo deve-se preparar para novas e nefastas pandemias. Para muitos especialistas, a covid19 é apenas a ponta do icebergue de outras doenças, outras formas de vírus e bactérias que se vão desenvolvendo ou evoluindo, como foi o caso do vírus que despoletou a pandemia atual.
A domesticação de animais selvagens e as alterações climáticas darão origem a novas ameaças para a Saúde global.
No comments:
Post a Comment