Estávamos no século dezanove e havia muitas dúvidas quanto à autenticidade das manifestações dos espíritos por parte de médiuns.
A bem dizer, ainda hoje há muito ceticismo, para não dizer desconfiança face a esses fenómenos. Somente vendo com os próprios olhos e mesmo assim acredita-se que há algo por detrás a alimentar uma bem urdida fraude.
Cientistas, usando os aparelhos e a tecnologia disponível na sua época, realizaram varias experiências, todas elas com o consentimento dos médiuns estudados, não obstante esses procedimentos serem algo dolorosos para eles.
O autor deste livro foi um dos presentes durante essas experiências sobretudo com duas médiuns. Ele tenta provar aos mais incrédulos que o espírito invocado surge do médium, necessita dos fluídos corporais dele para se manter mas não faz parte dele. Uma médium diz mesmo que o espírito por ela invocado depende dela mas não faz parte dela.
Havia a dúvida se conseguiam ver a forma materializada e a médium ao mesmo tempo. Numa ocasião assistiram mesmo á desmaterialização parcial do corpo da médium para incorporar o espírito mas nem sempre isso acontece. Na maioria das vezes, quando o espírito se manifestava, a médium dormia o chamado sono magnético.
Sinceramente, penso que já o disse aqui, curtia assistir a uma sessão espírita. Tenho muita curiosidade nestes temas.
No comments:
Post a Comment