Um pouco de psicologia Evolucionista ligada ao consumo.
Nesta obra é abordada a questão do marketing e sua influência no consumo. Mais do que o marketing, o sexo também influencia a nossa relação com o consumo. Adquirimos determinados produtos para impressionar potenciais parceiros.
O autor divide os consumidores em seis grupos com abordagens diferentes perante a vida e o consumo. Por este andar, cheguei á conclusão que sou do grupo dos conscienciosos. Não faço compras desmesuradas, privilegio a estabilidade e meço os prós e os contras de cada compra. Bem, se eu sempre fui assim, agora sou muito mais. Agora só compro mesmo as coisas de que preciso.
Quanto a adquirir produtos para impressionar e por causa do status que essas aquisições sugerem, nunca pensei nisso. Adquiro os produtos por trazerem uma mais-valia para mim própria.
Fala-se muito aqui em automóveis, logo algo que eu nunca poderia adquirir. Pouco percebo de marcas e status que possam dar. Se eu tivesse oportunidade de ter carro, desde que ele me levasse onde tivesse de ir e não me deixasse a pé, qualquer choça com um motor, um volante e quatro rodas serviria.
No final desta obra traçam-se estratégias para abrandar o consumo desenfreado. Fabricar objetos mais duradouros e apostar na reciclagem ou reparação fará sentido, até em relação á proteção do meio ambiente mas isso iria também ter repercussões em várias vertentes sociais. Há que pesar os prós e os contras.
Um livro que faz pensar.
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