Uma história verídica. Mãe e filha viveram um autêntico pesadelo á conta do marido e pai devido ao seu fanatismo religioso.
Tinha ambos os livros na minha lista de leitura mas só consegui o livro escrito pela filha que atualmente é psicóloga e narra aqui o seu ponto de vista sobre o pesadelo que viveu á conta do seu pai falecido em 2009, médico de profissão, que sempre viveu no Ocidente mas, com a revolução islâmica no Irão, resolveu regressar com o pretexto da guerra com o Iraque e com a necessidade de médicos para cuidar das vítimas do conflito.
Este homem mentiu á mulher dizendo que iriam apenas passar duas semanas em Teerão. A mulher era cidadã americana e viveu juntamente com a filha momentos de puro horror ás mãos de um homem que julgavam conhecer.
Elas acabariam por fugir do Irão e regressar aos Estados unidos, sempre com a ameaça do regresso do homem que podia recambiá-las para Teerão e aí seria feita justiça por ofensas a Deus e à honra. Ainda por cima, mãe e filha tornaram-se cristãs devotas, não descurando as tradições persas.
Neste livro a protagonista faz questão de realçar que não confunde o povo iraniano com o monstro fanático que foi o seu pai, até porque foram iranianos a ajudar as duas na fuga.
Outros iranianos que viviam nos Estados Unidos mostraram-se ao lado das duas mulheres, afirmando mesmo aquilo que sabem que eu defendo- se não houvessem as religiões, haveria mais paz e humanidade no Mundo.
Misturar Política e Religião é desastroso e não e preciso dar o exemplo do fanatismo islâmico do Médio oriente. Basta recordarmos o que era Portugal há cinquenta anos atrás. Não era muito diferente e aqui não somos muçulmanos.
No irão, infelizmente, as coisas não mudaram.
Um testemunho impressionante que nos leva a pensar que Deus permite que um Ser Humano espezinhe outros seres humanos em Seu nome, especialmente os que são do seu próprio sangue.
No comments:
Post a Comment