Wednesday, August 09, 2023

“Stephen King Do Século vinte e Um” (impressões pessoais)

 

Contos mais recentes de Stephen King, com a mesma qualidade dos que já conhecemos.

 

Já tive aqui oportunidade de dizer que prefiro Stephen King a escrever contos a escrever romances. Por vezes ele divaga em descrições, contando a história de vida dos personagens, indo a pormenores e curiosidades sobre elas. No conto isso por vezes também acontece mas é raro.

 

Neste livro, tal como sempre acontece em coletâneas de contos, seja de que escritor for, há uns melhores do que outros. Stephen King normalmente mantém a bitola do conto elevada mas tem por aqui um ou dois que fiquei sem perceber.

 

Ele começa logo a entrar a pés juntos com aquele que, na minha opinião, é de longe o melhor conto deste livro que tem outros contos bem interessantes.

 

Este conto aborda a era dos livros digitais e  dos dispositivos que nos permitem ler sem usar o livro em papel. Aliás, é graças a essas tecnologias que hoje me é possível ler depois de ter perdido a visão. Posso dizer que Stephen King estava com a inspiração nos píncaros  quando escreveu esse conto.

 

Lembrei-me de há tempos, num canal de Youtube brasileiro de relatos do paranormal alguém ter referido que leu um livro do próprio Stephen king que não existia na sua bibliografia. Ele nunca escreveu aquela obra e, no entanto, a pessoa esteve com esse livro na mão e leu-o. Deve ter sonhado. O espanto era mesmo ser um livro em papel e não um livro digital, como é abordado neste conto.

 

Não podia faltar neste conjunto de contos algo a que Stephen King já nos habituou: o  extermínio da Humanidade e uma ou duas pessoas que ficaram, neste caso, dois homens e um cão.

 

Muito bom mesmo!

 

No comments: