Mais um livro de Robin Cook para ter á cabeceira da cama na véspera de um internamento ou de uma cirurgia. Ou então não…
O antigo oftalmologista continua a expor em forma de thriller médico o autêntico negócio em que se transformou o sistema de Saúde nos Estados unidos. Robin Cook defende por isso um sistema de Saúde controlado pelo Estado para que não haja jogos de interesses e para que a atividade criminosa não prolifere.
Neste livro o médico escritor aborda a temática da Medicina genética na prevenção de doenças que podem vir a ser fatais. A evolução da Ciência caminha a passos largos para que os cuidados de Saúde sejam personalizados de acordo com o código genético específico e único de cada um de nós.
O outro lado do avanço da Medicina Genética tem a ver com o risco que as seguradoras e as empresas prestadoras de cuidados de Saúde podem ver a longo prazo em pessoas portadoras de alguns genes a que chamam marcadores. Existem marcadores para o desenvolvimento de cancro, de doenças cardiovasculares…
E se as seguradoras e restantes lóbis que controlam a Saúde resolvessem eliminar potenciais doentes de risco numa altura em que essas pessoas ainda não desenvolveram as doenças a que são predispostas? Nas mentes criminosas de quem faz do lucro bandeira em detrimento da Saúde, tudo é possível.
Mais um livro emocionante em que nós, portugueses, apesar de sempre nos queixarmos do nosso Serviço nacional de Saúde, somos uns privilegiados por termos os nossos cuidados de Saúde, bem ou mal, assegurados. Nos Estados Unidos teríamos de pagar a esta gente.
No comments:
Post a Comment