Mais uma excelente obra do prémio Nobel da Literatura de 2023.
Por mais voltas que dê a vida, o nacimento e a morte de alguém são sem dúvida os momentos mais marcantes da vida de alguém. São estes os dois momentos que Jon Fosse traz aqui.
Nós não sabemos como foi a vida deste homem. Sabemos que ele foi pescador como o pai e teve sete filhos. Terá sido feliz no casamento, de modo a sentir a falta da mulher que faleceu antes dele. Ele seria já velho.
Na primeira parte deste livro assistimos ao nascimento deste homem. Do lado de fora, o pai sente-se inquieto e expectante. Vai traçando o destino do filho que está prestes a nascer. Será pescador como o pai.
A segunda parte é dedicada a este homem quando a vida o abandona. Já aqui tenho trazido outras obras interessantes sobre pessoas que morreram e prosseguiram o que estavam a fazer, não se apercebendo no imediato que já não pertenciam a este mundo.
Foi o que aconteceu ao personagem desta história. Levantou-se de manhã como de costume e estranhou algumas coisas, não lhes atribuindo grande importância. Saiu para a rua, chegou ao cais e encontrou lá o seu amigo que já tinha morrido e que o vinha buscar para o ajudar a atravessar para o outro lado.
Juntos pescam uma enorme quantidade de caranguejos que vão vender para a rua, como sempre. Incrivelmente ninguém está presente. A rua está deserta. A única pessoa que vem buscar os caranguejos é uma senhora que tamb´ ´em já morreu.
O personagem só se apercebe que algo de estranho acontece quando fica do lado de fora de sua casa e vê passar a sua filha. Fala-lhe, interage com ela mas ela passa e nem sequer lhe liga. Ele acha tudo muito estranho e aproxima-se mais dela. Ela sente qualquer coisa e corre para dentro de casa para encontrar o pai morto na cama.
Um livro muito interessante. Só agora estamos a ter contacto com a obra deste excelente escritor. O prémio Nobel da Literatura deste ano está muito bem atribuído.
No comments:
Post a Comment