O australiano John Keane conta-nos muito resumidamente a história da democracia que, hoje em dia, está presente em grande parte do Mundo, apesar das ameaças que enfrenta nos dias que correm.
Toda a gente pensa que a Democracia surgiu em Atenas mas será muito anterior ao que conhecemos. Nessa altura os cidadãos reuniam-se em assembleias para decidir os acontecimentos de todos os dias na cidade.
Foi por volta do século doze que surgiu a democracia representativa com um parlamento como existe hoje em dia. Dizem os Ingleses que foi ideia deles mas o conceito terá surgido na península Ibérica, por incrível que pareça.
No século vinte a Democracia cresceu, particularmente na última metade do século com a queda de regimes totalitários. A Democracia expandiu-se para outras latitudes e hoje povoa grande parte do Mundo, isto apesar de haver uma ameaça constante e uma crescente descredibilização do sistema democrático que leva ao aparecimento de déspotas e partidos com ideias populistas como surgiram no passado entre as duas guerras.
Apesar disso, a Democracia permite-nos questionar e participar na vida ativa das nossas nações sem haver por conta disso qualquer ameaça às nossas liberdades e direitos.
Foi um livro de fácil leitura que me ajudou a compreender a nossa atualidade com base no que ficou para trás. Conhecer o passado para compreender o presente.
No comments:
Post a Comment