Ontem os clubes associados da Liga de Clubes votaram a favor do alargamento da Superliga de dezasseis para dezoito clubes por larga maioria. Para esta medida já entrar em vigor na próxima época, terá de haver a aprovação da Federação Portuguesa de Futebol e do Concelho Nacional do Desporto.
Sou a favor do alargamento. Como adepta de Futebol é inconcebível estar-se em Portugal quase três meses sem competições. Para os clubes, nomeadamente os mais pequenos, este longo tempo de interregno custa a sua subsistência. Não há jogos, não há receitas de bilheteira, terão de pagar aos jogadores sem que eles joguem ou treinem ao mais alto nível e há sempre as despesas correntes.
Ontem ouvi muita gente a insurgir-se contra o alargamento porque isso só iria piorar ainda mais a situação de clubes a viverem uma situação dramática como alguns estão a viver. Eu ainda me lembro de quando a Primeira Liga tinha dezoito clubes. Embora houvesse já clubes com salários em atraso, não havia tantos como agora, talvez por terem a receita adicional de mais quatro jornadas e competição durante mais tempo. Também diga-se que este actual estado de crise que Portugal atravessa também esta a afectar o Futebol.
Em princípio irá haver alargamento mas como é que ele irá ser posto em prática? Mário Figueiredo, Presidente da Liga de Clubes, sugeriu que se fizesse uma espécie de liguilha entre o décimo quinto e décimo sexto da Primeira Liga e o terceiro e quarto da Liga de Honra. A favor da verdade desportiva, assim é que era a forma mais justa de solucionar esta questão. A maioria dos clubes chumbou prontamente esta proposta.
O Desporto foi feito para haver vencidos e derrotados, não para que o mérito caísse do Céu como agora alguns querem que caia. Jogando o apuramento com os clubes da Liga de Honra imediatamente posicionados atrás dos que sobem directamente seria mais do que justo e só dignificaria os princípios do Desporto e a própria verdade desportiva.
Gostaria que a Federação Portuguesa de Futebol colocasse alguma ordem no que os clubes se preparam para fazer e imponha a liguilha como solução para este alargamento. Para o bem da verdade desportiva e da paz no Futebol Português nas próximas épocas.
No comments:
Post a Comment