Sunday, June 28, 2026

“O Último Degrau Da Escada” (impressões pessoais)

 

Há dias percorria o feed do Facebook e encontrei um post a refletir  sobre este conto de Stephen King.

 

Eu julgo que este conto remonta aos tempos em que o mestre do terror ainda dava aulas e sobrevivia enviando os seus modestos  escritos para  publicações manhosas. Assim ganhava ele a vida nesses idos tempos. Alguns dos contos foram depois recuperados e incluídos nas muitas antologias de contos que existem. Por acaso eu já li muitas e é a primeira vez que leio este conto. Para dizer a verdade, se não tivessem falado nele no Facebook, teria passado despercebido. Já que estavam a falar nisto, e já que eu tinha de ler algo do Stephen King antes do mês acabar…

 

Este conto é muito simples. Fala da camaradagem que existia entre os irmãos Larry e Kitty. Em como a irmã mais nova confiava no irmão mais velho e o seguia. Em como não entrou em pânico porque sabia que, embora presa no último degrau da escada, o irmão iria  colocar o feno no chão para ela não se magoar.

 

Ambos tornaram-se adultos e os afazeres da vida acabaram por os levar em direções diferentes, como acontece com a maioria de nós. Kitty queria estar com o irmão mas o irmão declarava-se ocupado de mais para um simples encontro. Até que foi tarde demais. Farta de pedir ajuda, Kitty cometeu suicídio e Larry agora arrependia-se de não a ter ajudado como aconteceu quando ambos eram pequenos.

 

Para ler e refletir.

 

No comments: