Wednesday, June 24, 2026

“O Anjo Literário” (impressões pessoais)

 

Vamos até à Guatemala e encontramos esta obra que está um pouco confusa e que tem Eduardo halfon como seu autor.

 

Mais do que falar deste livro que apresenta alguns recortes desencontrados e confusos sobre o que levou alguns dos escritores clássicos a escrever e também o  próprio autor, vou contar aqui um pouco do que me impulsiona a escrever. Vou ter oportunidade de voltar a desenvolver este tema num próximo texto.

 

Eduardo Halfon acredita que qualquer escritor terá tido um dia algo ou alguém que o impulsionasse a escrever, uma espécie de anjo ou voz interior.

 

Eu gosto de escrever, embora nunca tenha arriscado em escrever um livro. Nem juntando todos os meus contos.  Talvez um dia faça isso.

 

Não se trata de uma voz interior, simplesmente a ideia surge. Inspiração talvez seja o termo mais apropriado. Quantas vezes não senti eu a vontade de escrever quando não era possível o fazer naquele momento e chegar para colocar a ideia no papel, ou no computador, neste caso, e já não sentir o mesmo  Frémito!

 

Por exemplo, tenho algumas ideias que surgiram há tempos para contos. Na altura era para ontem. No caso de alguns deles, passou mais de um ano. A ver se eu os escrevi!

 

Irei desenvolver ainda esta temática noutro post.

 

No comments: