Friday, July 05, 2024

O talento existe mas dá trabalho procura-lo

 

Ontem o Sport Clube Conimbricense deslocou-se á Base naval do  alfeite onde se encontra a decorrer um campo de férias inclusivo com crianças e jovens com e sem  deficiência visual.

 

Ao longo da manhã, também com a presença de Jorge pina, estes meninos e meninas puderam experimentar algumas modalidades como o  Futebol De Cegos ou o Ciclismo.

 

Podia-se ver a felicidade impagável destas crianças ao perceberem que era possível também elas jogarem, não serem simples adeptos e apaixonados pela modalidade, como reparei que alguns eram, questionando uns aos outros sobre jogadores que estão a participar no Euro  2024. Isto fez-me lembrar de mim quando era mais jovem que também conhecia os jogadores todos.

 

Foi possível ver que, basta os dirigentes que tomam conta das nossas associações quererem, que há muita juventude ávida por praticar Desporto.

 

Os atletas, nomeadamente os deficientes visuais são de uma faixa etária mais alta e urge preparar uma nova geração de desportistas para assim garantir o futuro.

 

Fiquei particularmente espantada com o talento de um menino muito pequenino que, depois de eu lhe ter explicado como conduzia uma bola, fez simplesmente magia, mostrando um talento incrível com um toque de bola digno de craques. Uma pena perder esse menino, já que se sabe, infelizmente, como funcionam as coisas por cá.

 

Uma pena não aproveitar estes jovens ávidos por praticar Desporto, condenando-os ao sedentarismo forçado, não os estimulando, fazendo deles portadores de doenças crónicas, como acontece amiúde por falta de movimento que  depois lhes tira a autonomia.

 

Meus senhores, toca a mexer e a procurar. Vão encontrar talento e vontade. O sorriso destas crianças já vale  terem posto os pés na estrada para os procurarem.

 

Não é difícil.

 

No comments: