Um livro muito engraçado. Normalmente costuma ser ao contrário, as avós é que tomam conta dos netos.
Este pequeno livrinho é dedicado aos netos. Tudo o que deveria ser feito pelas avós para tomarem conta dos netos quando os pais vão a qualquer lado, é transferido para os avós. Ler histórias, passear no parque, fazer doces…
Eu não sei o que é ir passar uns tempos a casa de uma avó, visto que a nossa avó materna viveu lá em casa até falecer em 1989. Ela era cega total e as histórias eram o ponto forte dela, especialmente antes de adormecermos.
Para alem de histórias da Bíblia, ela contava histórias de animais, especialmente de lobos.
Também cantava. E como cantava bem. Não cantava propriamente cantigas infantis. Conheço uma ou outra música mais antiga portuguesa que ouvi muito na minha infância na sua voz. Eu nem sabia quem cantava as originais até há bem pouco tempo.
Da minha avó paterna não me recordo de muito. Tenho uma recordação muito vaga dela junto a um portão azul. Nem sequer me lembro como ela era.
A minha avó materna era para mim uma referência. Também guardo algumas histórias de mediunidade que tinha. Diz ela que chorou dentro da barriga da mãe e o meu bisavô contou a alguém e não podia. Superstições…
Apesar de ser crente, ela estava aberta á paranormalidade, uma vez que tinha experiências extrasensoriais.
Como eu disse, ver os avós de vez em quando não fez parte da minha vida, ambas as minhas avós viviam perto e a minha avó materna fazia parte do agregado familiar.
No comments:
Post a Comment