Em jogo a contar para o apuramento para o Europeu de sub-21, Portugal recebeu e empatou com a Polónia a uma bola em Rio Maior.
Antes de passar á crónica deste jogo propriamente dita, devo dizer que toda a sua envolvência me fez recordar com saudade uma fase da minha vida muito especial. Talvez tenha sido a fase mais feliz da minha curta existência.
Para além de o jogo se disputar mais uma vez em Rio Maior- uma localidade que visitava uma vez por ano, pelo menos, quando praticava Desporto e que, desde que abandonei a prática desportiva, nunca mais sequer cheguei perto, ainda me arrepiei por ouvir…o hino da Polónia.
Dez anos passados sobre o dia do encerramento dos Europeus de Atletismo para Deficientes Visuais em que se fechou a competição como se abriu- com o hino nacional do País organizador, ainda recordo a emoção que senti naquele momento. Um arrepio percorre o meu corpo e sinto uma lágrima teimosa a formar-se. São coisas que eu jamais esquecerei e que nunca mais terei oportunidade de viver.
Deixemo-nos de saudosismos. Está um jogo a decorrer e Mário Rui já cruza com perigo mas a bola é desviada para canto.
Estamos com oito minutos de jogo. É nessa altura que surge o golo de Portugal marcado de cabeça pelo central Pedro Mendes na sequência de um canto.
Wilson Eduardo tenta a sua sorte mas o remate sai um tudo nada ao lado. Depois é a vez de André Almeida rematar com perigo.
Há uma jogada perigosa agora para a equipa da Polónia. Os jogadores portugueses pararam todos a pedir fora de jogo.
O guarda-redes polaco faz um disparate tremendo. Wilson Eduardo não consegue aproveitar a oferta.
Remate do Jogador Número Dez da Polónia mas saiu à figura de Mika que hoje é titular.
André Martins- o meia-leca- corresponde …de cabeça a um cruzamento de Mário Rui.
O Jogador Número Seis da Polónia vê o primeiro cartão amarelo do jogo. Parece que foi por protestos.
Há golo da Polónia marcado pelo Jogador Número Sete. Estamos com mais de meia hora de jogo.
Reclama-se agora grande penalidade num lance que envolveu o Jogador Número Onze da Polónia e Mário Rui.
Um pouco sem querer, o central Pedro Mendes quase marcava o segundo golo de Portugal que era também o seu segundo tento neste jogo.
Já em tempo de descontos, é assinalada grande penalidade a favor de Portugal e é expulso o guarda-redes polaco. O autor do golo da Polónia sai lavado em lágrimas para entrar o guarda-redes suplente. Wilson Eduardo falha a grande penalidade. Incrivelmente a bola não entra na baliza dos polacos.
O intervalo chega com uma igualdade a uma bola.
Já há um canto nesta segunda parte do qual não resultou nada de especial.
Sai um cartão amarelo para o Jogador Número Cinco da Polónia por rasteirar André Almeida.
É servida uma ameixa por parte de Wilson Eduardo mas não causou perigo. De livre, Josué não cria tanto perigo quanto aparentava o lance.
Ena! Que coisa fofa acaba de entrar em campo para a equipa da Polónia!
A Polónia agora está muito recuada. Parece ter enviado o autocarro para dentro do relvado.
Jogada perigosa de Wilson Eduardo que se lesiona e terá de ser substituído. Portugal agora massacra fortemente a Polónia e o público aplaude de forma ruidosa.
O Jogador Número Onze da Polónia aproveitou o facto de a equipa portuguesa estar toda balanceada no ataque para, sozinho, encetar um contra-ataque bem venenoso.
De livre, Diogo Viana coloca em apuros o guarda-redes polaco.
O Jogador Número Quatro da Polónia quase marcava na própria baliza. No seguimento do lance, André Almeida cabeceia ao poste.
Por pouco não é golo para Portugal. O jogo chega ao fim com um empate a uma bola conseguido ainda nos primeiros quarenta e cinco minutos. A jogar toda a segunda parte com mais um jogador e a dominar por completo o jogo, só por azar Portugal não conseguiu os três pontos neste jogo que lhe dariam uma maior tranquilidade para a viagem a Moscovo na próxima terça-feira.
No comments:
Post a Comment