Tuesday, December 03, 2024

O bolo-rei

 

Sonhei que tinha ido a uma conceituada pastelaria comprar um bolo-rei. Puxando muito pela memória, não me consigo lembrar se alguma vez fiz isso. Com este sonho, fiquei sem vontade de um dia o fazer.

 

Era um domingo bem cedo. Eu cheguei à pastelaria, estava ela a abrir. Diziam que esses bolos-rei esgotavam rapidamente. havia que despachar e eu tive de me sacrificar imenso para lá chegar antes das outras pessoas.

 

Não estava lá mais ninguém. Do lado de dentro, decorria uma intensa azáfama de confecionar os bolos. Depois de esperar algum tempo, uma das senhoras disse-me que ainda não havia bolos prontos. Disse para eu me sentar. Tudo bem. Fiquei á espera.

 

Outras pessoas foram chegando e eu constatei com assombro que levavam nas mãos caixas fumegantes ainda de delicioso bolo-rei. Levantei-me e fui perguntar se se tinham esquecido de mim. A senhora disse que estas pessoas já tinham encomendado os bolos.

 

Outra multidão se juntou e voltou a sair com bolos. Já ali sentada há bastante tempo, vendo o tempo a passar, levantei-me de um salto. Aquela história não me estava a cheirar nada bem.

 

Voltei a confrontar a mesma criatura. Disse que tinha de voltar para casa, que estava com a pressa. Ela  voltou a dizer que  aqueles bolos já tinham sido encomendados. Eu estava furiosa e comecei a discutir. Algumas pessoas, já transportando caixas, voltavam atrás para me olhar com desdém.

 

A discussão subiu de tom. Eu estava mesmo a ferver. Fiquei ainda pior quando me disseram, finalmente, que os bolos tinham acabado por aquele dia. Nem queria acreditar!

 

Não sei como isto ficou. O meu subconsciente virou agulhas para outras situações.

 

No comments: