Monday, December 16, 2024

Uma semana especial

O sport Clube conimbricense teve a honra de convidar para o Torneio Carlos cidade atletas oriundos da polónia e da  Espanha para uma grandiosa jornada de Showdown que teve lugar no passado sábado no pavilhão da palmeira em  Coimbra.

 

Os polacos são os melhores do Mundo nesta modalidade e deram-nos a honra de nos  ensinar alguns exercícios para adicionarmos á nossa aprendizagem. Nós temos muito a aprender com eles, apesar das diferentes realidades nos dois países quanto á forma de encarar o Desporto para pessoas com deficiência. Ainda na passada terça-feira estivemos num seminário em Penacova e ficou bem patente que o Desporto Adaptado não terá um futuro risonho nos próximos anos graças ás políticas e á conjuntura do nosso próprio país. Temos muito que melhorar mas, em muitos aspetos, deparamo-nos com aspetos exteriores que nos impedem de desenvolver as nossas atividades. Problemas económicos, de mentalidade e estruturais. Tudo devia começar de cima, dos nossos políticos mas nada foi feito e tudo continua por fazer.

 

Resta-nos tentar remar contra estas paredes que se erguem e fazer alguma coisa, por mínima que seja. Tivemos uma grandiosa jornada de partilha, confraternização e aprendizagem. Pouco ou nada sabemos em comparação com os colossos da modalidade. Muito caminho há a percorrer.

 

Eu fiquei em quarto lugar num jogo renhido com a minha colega Paula. O desfecho final de jogos entre nós é uma incógnita. Há sempre emoção e a partida é mesmo disputada ponto a ponto. Eu venci-lhe na qualificação, ela venceu na atribuição do terceiro e quarto lugares em três sets disputados mano a mano.

 

Foi uma pena eu ter perdido com uma atleta espanhola que estava bem ao meu alcance. Fui a três sets com ela. O que se passou foi que, a certa altura, fui inconscientemente afetada por excesso de confiança e baixei a guarda. Sempre a aprender.

 

Mas em contrapartida, devo ter feito o jogo da minha vida contra a Monika. Ela é para mim a grande referência do Showdown a nível mundial. Joguei com ela no torneio na Eslováquia mas, desta vez, dei o meu melhor. Se tivesse jogado assim com a atleta de Espanha…

 

Passei para a frente dela no marcador, ela sentiu também que tinha de dar o seu melhor. Passando para linguagem futebolística, é como tu seres um clube da distrital a jogar com o Real Madrid que é o campeão europeu. É por coisas como estas que acontecem resultados surpreendentes nas taças quando equipas grandes defrontam equipas mais pequenas. Eu tive as duas coisas nesta jornada. Era a equipa grande e baixei a guarda e era equipa pequena e agigantei-me de certa forma contra a campeã. Jogar com a Monika é para mim sempre algo de especial. Eu disse á Paula que ela tinha de aproveitar este jogo para desfrutar e saborear o momento, se possível, dar-lhe luta. Foi o que eu fiz. Jamais vou esquecer este jogo.

 

E foi em festa que terminámos. Independentemente de quem venceu ou perdeu, acima de tudo, foi uma grande festa.

 

Estamos gratos, mais uma vez, ao sport Clube conimbricense por ter organizado este evento e aos nossos amigos da Polónia e da Espanha por terem participado, trazendo os seus ensinamentos e a alegria á cidade de Coimbra.

 

No comments: