Sunday, October 12, 2014

Vespa Asiática (Sempre A Aprender)


Esta é uma rubrica nova que inicio neste mês de Outubro. Tem por objectivo partilhar aqui dúvidas que tenho sobre termos com que me vou deparando diariamente, quer através da leitura, quer através da actualidade, como é este o caso, quer através de outra fonte de informação.

Tendo ouvido a notícia da evacuação de uma escola em Viana do Castelo devido à queda de um ninho de vespa asiática, quis logo saber o que se entende por vespa asiática. Inicialmente pensei que se tratava daqueles moscardos grandes. Há anos que existe disso em minha casa. Muitas vezes eles entram pela porta adentro, causando o pânico. Lembro-me de uma ocasião em que coloquei insecticida para matar um. Tranquei-me no quarto para ele não me morder. Passado uns minutos, abri a porta e vi que aquele enorme insecto estava no chão mas estava ainda vivo. Então acabei de o matar com os pés. Não, a vespa asiática não é nada parecida com esses insectos.

Estima-se que este insecto originário da Ásia Oriental tenha sido trazido para França em 2005. Daí seguiu para Espanha e depois para o Norte de Portugal, onde a sua prevalência é mais significativa.

Estes insectos não acarretam perigo adicional para o Ser Humano mas deverão ser destruídos pela devastação que causam na apicultura. É a sobrevivência das abelhas do mel que está em causa, não a segurança do Ser Humano.

Quanto ao pânico que se gerou na escola, terá sido o normal que se criaria se tivesse caído um ninho de vespas das que já conhecemos aqui. Lembro-me de uma ocasião, era eu pequena, chutei uma bola da entrada da porta da cozinha e ela incrivelmente acertou num ninho de vespas que se encontrava em cima de uma viga. Imediatamente fechei a porta e fiquei a observar a debandada das vespas na direcção da rua.

Quando a minha mãe chegou a casa, apanhou o ninho do chão com mil cuidados e queimou-o na lareira.


No comments: