Wednesday, October 22, 2014
“O Espião Improvável” (impressões pessoais)
LOGRO. Esta é a palavra-chave de mais um empolgante livro da autoria de Daniel Silva. Desta vez o protagonista não é Gabriel Allon tão do meu agrado. Trata-se, desta vez, de um romance de época situado na Segunda Guerra Mundial.
A tensão entre a Alemanha de Hitler e os Aliados cresce à medida que a guerra vai avançando. Os Aliados preparam a invasão da França, resgatando assim aquele território aos Nazis. Para isso há que arquitectar um plano, nem que se tenha de recorrer a jogos rasteiros- o tal logro.
Alfred Vicary é contratado directamente da universidade onde dá aulas para os serviços secretos e tem de tomar decisões.
Do lado dos alemães opera Catherine/Anna que é uma espia bem treinada e uma assassina implacável, não olhando a meios para atingir os seus fins. Já o seu companheiro demonstra outra sensibilidade e opta por poupar os inocentes (especialmente mulheres), só matando quando alguém o tenta também matar. No meu caso, gerou-se aqui uma certa empatia com este personagem, talvez pela sua história anterior à guerra com a qual me identifico pessoalmente. Ao longo da obra, vai mostrando o seu lado sensível e protector, especialmente para com Jenny. Acho que merecia outro desfecho.
No início a leitura desta obra foi um pouco maçadora porque havia imensos personagens e uma época específica da nossa História para enquadrar e a descrição do que se passou antes para chegar àquele momento e agirem daquela forma. Estes personagens eram muitos e diversificados e era difícil imaginar quais as relações que iam ter entre si na obra. Tudo se arranjou e depois a leitura foi fluindo, tornando-se viciante até ao final. Tirando este início, foi uma leitura bem interessante.
Episódio engraçado? Quando colocam microfones na casa de Peter Jordan para escutar o que se passa entre ele e Catherine/Anna dizem que o equipamento é tão bom e a casa está tão vigiada que até é possível ouvir um rato a dar um traque.
De volta aos clássicos nacionais, leio agora “As Pupilas Do Senhor Reitor” de Júlio Dinis.
Labels:
Livros
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment