Wednesday, October 29, 2014

Expresso


Passei a noite toda a sonhar com expressos e autocarros. Há uns tempos atrás, sonhar com veículos assim seguidos a passarem na estrada era sinal de febre alguns dias depois. E anda aí a gripe com força, até porque o tempo anda muito estranho. Sabem-me dizer que estação do ano é esta? Por exemplo, na rua devem já estar uns vinte e cinco graus, passam quarenta minutos das sete da manhã…e ainda está escuro.

Talvez o facto de sonhar com autocarros se deva já aos preparativos para o próximo fim-de-semana que vai prometer.

Descrevendo as minhas aventuras oníricas com veículos pesados de passageiros, ouvia as notícias na sala de minha casa. Uma das notícias que deram tinha a ver com um dispositivo que tinham colocado nos expressos para os estrangeiros não os apanharem para as grandes cidades portuguesas para onde iriam viver ilegalmente. Os veículos tinham um dispositivo que os prendia ao veículo e só a Polícia os podia tirar, imagine-se. Agora, bem acordada, eu penso: como é que esses dispositivos detectavam que os passageiros eram imigrantes ilegais?

Depois sonhei que fazia as malas para ir para longe e ir para longe significava…ir para Leiria. A azáfama era grande e procurava freneticamente a roupa que ia levar.

Dei por mim muito ansiosa a aguardar o expresso que me levaria para outras paragens. Olhava constantemente para a estrada deserta e ia ficando apreensiva com a demora.

Depois começaram a aparecer imensos veículos. Ao longe alguns pareciam-me o expresso mas quando se aproximavam a desilusão era imensa. Já desesperava e já via que começava a ficar tarde.

Já era quase noite quando o expresso apareceu numa coluna de outros veículos. Logo me precipitei para ele a toda a velocidade. Quando me preparei para subir, reparei que o expresso não tinha degraus, apenas dois corrimões de metal para nos apoiarmos. Tiveram de me ajudar a subir.

Lá dentro ia uma colega minha de trabalho e mais umas pessoas. Íamos em amena cavaqueira até que um alarme na rua me acordou. Pensei que era o despertador mas não era. Voltei a adormecer mas não me lembro se sonhei com mais alguma coisa.

No comments: