O livro que todos os portugueses deveriam ler antes de pensar em ir para fora.
Esta é uma das obras mais conhecidas de José Saramago. Deu inclusive origem a algumas séries e documentários. Um deles passa na RTP 1.
De Norte a Sul, José Saramago, o nosso prémio nobel da Literatura em 1998, leva-nos numa viagem incrível a algumas localidades do nosso Portugal. Desde as grandes cidades ás pequenas aldeias esquecidas do Interior.
Achei curioso o facto de José Saramago, conhecido e assumido ateu, ter ido visitar igrejas, capelas, mosteiros e conventos. É o que ele visita mais. Até insiste com as senhoras que guardam as chaves para deixarem o que estão a fazer e lhe abrirem a porta. Por causa destas inusitadas visitas a locais de culto, Saramago viveu situações insólitas e bem curiosas.
Ele que se identifica a si próprio como viajante mas toda a gente que conhece minimamente os aspetos da vida de Saramago sabe que é ele que ali vai, percorrendo trilhos abandonados e observando paisagens arrebatadoras que fazem parte das vistas do nosso orgulhoso cantinho.
Há muito que ver em Portugal. Como diz Saramago no final deste itinerário, muito mais haveria para ver e o que foi visto teria de ser revisto com outras condições.
No comments:
Post a Comment