Tuesday, September 20, 2011

“Orgulho E Preconceito” (impressões pessoais)



Há cerca de três anos, fui com a minha irmã e uma amiga dela até Aveiro. A certa altura, começámos a falar de livros e ela admirou-se de eu conseguir ler livros do Stephen King de madrugada por serem livros perturbadores.

No meio da conversa, ela disse-me que um dos livros que mais gostou de ler foi “Orgulho E Preconceito”. Eu disse-lhe que também tinha esse livro e que o iria ler quando me surgisse a oportunidade para tal. Essa oportunidade surgiu agora.

Eu não concordo com ela, talvez porque os nossos gostos literários sejam diferentes. Não são muito do meu agrado obras que apenas descrevem sentimentos e situações e onde falta uma pitada de acção, suspense e sensações aterradoras.

Esta obra, que é já um clássico da Literatura Mundial, vale pela descrição de usos e comportamentos de uma determinada época, da sua estratificação social, dos preconceitos em relação ao casamento entre pessoas de classe social diferente e muito mais.

É curioso verificar a completa inversão de valores que se verificou desde a época em que se desenrola a acção desta obra e os tempos modernos. Lembro-me do episódio em que a irmã de Bingley tentava deturpar a imagem de Elizabeth perante Darcy dizendo que ela estava magra e morena. Hoje em dia dá-se mais valor a uma pessoa bem morena e bronzeada e a uma pessoa elegante, ao contrário dessa época.

O maior pico de acção que esta obra teve prendeu-se com o paradeiro de Lydia. Essa jovem poderia ser qualquer uma das jovens de hoje. Comportava-se exactamente como tal e por isso era condenada na época e na sociedade em que vivia.

Faltou aqui algo. Quando Catherine ameaçou que ia impedir o casamento de Elizabeth e Darcy, não se viu nada que ela fizesse. O casamento ocorreu sem incidentes. Daria outro sal e outra pimenta à obra transformar a tia de Darcy em vilã e narrar todas as suas jogadas rasteiras para evitar o casamento. O livro teria mais capítulos mas seria interessante. Assim ficamos com uma obra completamente insonsa, do meu ponto de vista literário. Eu, que gosto de um bom thriller e apenas leio estes livros para desanuviar um pouco e para conhecer outras realidades.

Mais acção terá certamente o próximo livro que vou ler. Também se trata de um romance de época mas com mais acção e algo para aprender. Não demorarei nem metade do tempo que demorei a ler este. Quanto mais interessante for o livro, mais rapidamente o acabo.

No comments: