Saturday, March 05, 2011

Tertúlia das divorciadas

Imaginem o seguinte:

Estão duas empregadas de limpeza com umas imaculadas batas estampadas com pequenos quadrados azuis e brancos. Ambas limpam freneticamente umas escadas de uma casa antiga.

Tudo o que é necessário para a sua actividade está junto delas. As senhoras aparentam ter entre trinta e cinquenta anos e ambas atravessaram processos litigiosos de divórcio.

Elas encontram-se e começam a falar do seu quotidiano de divorciadas, daquilo que sabem que os ex-maridos andam a fazer, onde vão, com quem, onde gastam o dinheiro que deveriam dar aos filhos...imagine-se a cena.

Enquanto relatam as peripécias da sua vida de divorciadas, a fúria vai crescendo desmesuradamente e começam inconscientemente a arremessar tudo o que lhes aparece à frente. Enquanto isso vão falando cada vez mais alto e recorrendo também a vocabulário menos próprio. Saliente-se que estão no meio da rua a Céu aberto a limpar uma escada.

A raiva já é tanta que uma delas, sem ter consciência disso, entorna um balde a espumar de água com detergente em cima da outra. Indignada e também com o fogo da raiva atiçado, pega na mangueira verde a escorrer água e agride a sua companheira.

O Sketch termina com as duas protagonistas a insultarem-se uma à outra e a envolverem-se numa luta corpo a corpo.

No comments: