Thursday, January 31, 2013
“Vincent”- Don McLean (Música Com Memórias)
Noite. Preparava-me para me ir deitar quando ouvi na rádio esta música e fiquei algo emocionada. Já há muito que não a ouvia e ela fez-me recordar fragmentos de um passado não muito longínquo.
Lembro-me que em 2002 ou 2003 esta música costumava passar no Rádio clube Português muitas vezes. Tantas, que eu a cantava para o meu gato que se chamava…Van Gogh. Ele adorava que cantassem para ele.
Chamei Van Gogh ao gato porque ele andou largo tempo fora de casa e regressou com uma orelha cortada. Eu lembrei-me então de o chamar assim.
Quando fui para Mirando do Corvo, comecei a desenhar e a pintar. A Anabela começou-me a emprestar uns livros de biografias de pintores e comecei a interessar-me. Obviamente que o meu pintor favorito era Van Gogh. Adorava alguns dos seus quadros, a forma como ele pintava tudo o que via, a sua ousadia e o seu arrojo. Os quadros tinham o seu qu~e de fantástico, de misterioso, de cativante, não sei bem o que me prendia a eles.
A Anabela não conhecia esta música quando eu a trauteava nas sessões de pintura e eu um dia trouxe-lha. Ganhou aí um significado especial. Já não era só a canção que cantava para o meu gato, até porque o perdi, agora era algo mais profundo.
Quando em 2007 estive na Holanda, fomos a um museu onde tive a oportunidade de ver ao vivo o quadro original do Van Gogh de que mais gostava. Aquele em que ele retracta algumas pessoas no café. Este quadro que segue abaixo. Foi emocionante, um dos belos momentos que recordarei para sempre.
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment