Monday, February 07, 2011

Os eleitores de Vila Nova

É dia de eleições. Desta vez elege-se o Presidente da República mas sempre há localidades no nosso humilde país- que há pouco mais de três décadas conquistou o direito de eleger livremente os seus governantes- que boicotam as eleições fechando mesmo as assembleias de voto a cadeado.

Em Vila Nova a população protestava contra o encerramento da extensão do centro de saúde que fechou portas recentemente. A degradação do edifício era visível, o que é que eles queriam? Anadia fica longe à bruta…enfim…

Fecharam a assembleia de voto a cadeado perante a indignação dos que queriam cumprir o seu dever cívico, o que é lamentável. Quem não quisesse votar como forma de protesto era livre de o fazer. Impedir os outros de votar é inconcebível.

Ouvíamos atentamente as notícias. Deu uma reportagem em que eram assinaladas no mapa as localidades onde os eleitores não votaram. Curiosamente ninguém se referiu a Vila Nova. São tão insignificantes que nem a aldeia vem no mapa.

Ao longo do dia fomos mandando piadas sobre o resultado do escrutínio eleitoral em Vila Nova. Se acaso um candidato tinha uma margem muito pequena em relação a outro gracejávamos que ,se os eleições em Vila Nova tivessem decorrido com normalidade, o candidato estaria com uma margem mais aproximada.

Ainda alimentávamos esperanças de que se fizesse uma reportagem à maneira em Vila Nova. A minha mãe recordava uma antiga reportagem feita nessa localidade que por acaso fica a cerca de um quilómetro de minha casa e que é conhecida por os seus habitantes se entregarem ao vinho e usarem o vernáculo como língua oficial. Da última vez que os habitantes se apanharam com câmaras de televisão á frente, foi um desastre…ou então foi um filme cómico. Uma das pessoas entrevistadas foi uma prima do meu pai já bem bebida, com o cabelo completamente em desalinho, corada que nem um pimento e sem dizer nada de jeito.

P.S.: os eleitores da localidade de Vila Nova de Monsarros repetiram o acto eleitoral dois dias depois. Não houve registo de boicotes.

3 comments:

contestatária sem cadeados said...

Só mesmo uma toupeira cega é que pode dizer tanta PALERMICE...
Como bem de familia alcoolica o bafo veio de si e chegou à entrevistada (sua prima)
´Vá trabalhar, seja útil, à sociedade e no minimo tenha respeito pelas pessoas que trabalharam toda a vida, ganha menos de 300 euros, por mês e não médico coisa que lhe foi dada com o 25 de Abril e o seu amigo SOCRATES lhes está a roubar

AD said...

Esta licenciada em comunicação social que diz ser invisual ... revela ver mais do que aqueles que vêem 100%. Eu acredito que sofre é de alucinações...
Consegue ver "portas fechadas a cadeados",,, num espaço onde houve filmagens e entrevistas nas salas de votos como A SIC, RTP1, TVI, TSF, LUSA, RR, entre outros jornalistas. Esses desgraçados não viram nada? Estava todos cegos, menos esta toupeira, que nem saiu do buraco.
As noticias que correram o país e o Mundo não foram verdadeiras!
Onde estava esta toupeira? Estranho!
Consegue afirmar que as instalações são degradadas, a cair, etc, etc, ... Pessoal que lê este disparate ! quer verificar a veracidade? É só consultar o site da Junta de Freguesia de Vila nova de Monsarros. Lá podem ver o magnifico edifício onde funcionam algumas valências. Entre elas a Extensão de Saúde de Vila Nova de Monsarros... É nada mais nada menos a sede da Junta de Freguesia....
Como diz s. Tomé ,,,"ver para crer."

toupeira said...

eheh só hoje reparo que alguém afinal lê isto e que até me cai em cima, o que já não é mau. há que saber lidar com a crítica mais desagradável também.

bem, foram duas pessoas diferentes que me disseram que a assembleia de voto estava fechada a cadeado. na verdade eu não passei lá. uma das pessoas veio da serra a pé para votar e parece que ficou muito desanimada por não o poder fazer. o direito ao voto foi também um direito adquirido com o 25 de abril.
sobre a degradação do centro de saúde, também foi uma pessoa que viu com os próprios olhos que o edifício não tinha grandes condições no seu interior e que por isso ia fechar.
sobre as notícias, na sic até foi apresentado um mapa e nada de se falar de vila nova. pessoas que estavam em minha casa até se admiravam.
por último, a quem me mandou ir trabalhar devo dizer que não é preciso. eu trab alho, tenho emprego e pago impostos como toda a gente.

bem hajam e divirtam-se!