No dia em que um dos maiores símbolos do Desporto Nacional e o maior símbolo do Benfica está de parabéns recordo aqui as duas ocasiões em que tive o prazer de estar pessoalmente com esta figura impar que tantas alegrias deu aos portugueses nos longínquos anos sessenta e setenta.
Da primeira vez que estive com Eusébio foi por ocasião de um jogo entre as velhas glórias do Anadia FC e da Selecção Nacional. Penso já aqui ter falado desses encontros aquando do falecimento de Vítor Damas há alguns anos atrás. Se bem me lembro, o jogo tinha como objectivo homenagear um dos maiores símbolos do Desporto na Bairrada- o também benfiquista Toni.
Antes de ter o prazer de ser apresentada a Eusébio, estatelei-me no enlameado relvado do estádio quando acorria a uma bola para a pontapear. Foi com a vergonha de ter as mãos enlameadas que cumprimentei o Rei. Não me lembro se nessa ocasião lhe pedi um autógrafo.
Perante tão desastrado encontro, tinha de ter outra oportunidade. Esta ocorreu no âmbito da inauguração da Casa do Benfica da Bairrada. Houve uma cerimónia na Câmara Municipal e Eusébio estava lá a dar autógrafos. Ele ainda se lembrava do nosso encontro anterior.
Trazia um exemplar de uma revista desportiva que tanto gostava de ler e que se chamava “Doze”. Foi essa revista que lhe dei para ele autografar mas Eusébio também me deu um postal autografado com uma foto a preto e branco dos seus tempos dourados.
Tiraram-me imensas fotos com ele. Eu tenho lá ainda algumas para recordação. Equipada a rigor com uma camisola oficial do Benfica ainda do tempo em que o Glorioso era patrocinado pela Parmalat, ali estava eu orgulhosamente a posar para todas as fotos que me tirassem. Dizem-me que algumas ainda preenchem o espólio da Casa do Benfica da Bairrada da qual mais tarde me tornei sócia juntamente com o meu pai mas nunca as fui ver. Não devem diferir muito das que eu guardo.
Parabéns ao Rei Eusébio e que conte muitos. A festa de homenagem que lhe fizeram foi pequena para a dimensão das alegrias que este Desportista com D grande deu ao povo português.
No comments:
Post a Comment