O inimigo do povo é mesmo o próprio povo. As maiorias é que minam a sociedade e decidem, nem sempre da forma mais sensata.
Esta é a história de thomas, um médico que está á frente das termas da cidade que prosperam e trazem a riqueza e o progresso.
Peter é o presidente da autarquia e está feliz da vida com o caminho próspero que leva a sua cidade.
Um dia Thomas, preocupado com a saúde de todos os que procuram as termas, sujeita as águas das termas a uma análise laboratorial. O resultado é catastrófico. Os esgotos misturam-se com as águas termais e colocam em risco a saúde das pessoas. Há que fazer obras na canalização. Peter é contra as obras e prefere deixar tudo como está, o que indigna thomas, pois está em risco a saúde pública.
É convocada uma assembleia onde Thomas vai divulgar o resultado da análise á água, mesmo que seja ele a remar contra a maré.
Esta divulgação acaba por ser mal recebida e thomas acaba por ser considerado o inimigo do povo, pois não quer a sua prosperidade. Ele reflete em relação ao poder das massas que tudo decidem, mesmo que corra veneno nos canos públicos em vez de água.
Thomas acaba por ser perseguido e pensa em emigrar para a América, pois ali o vão compreender.
Mais um clássico da Literatura Mundial que consegui ler.
No comments:
Post a Comment