Wednesday, January 11, 2012

“Desgraça” (impressões pessoais)



Esta é uma pequena obra escrita por um autor sul-africano galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 2003 e conta a história da degradação social de um homem.

David Lurie era um professor universitário, divorciado duas vezes, pai de uma filha já adulta e um mulherengo incorrigível.

Certa tarde encontra uma aluna sua na rua e envolve-se intimamente com ela. É este acto que leva a que ele seja expulso da universidade, acusado de assédio sexual e violação. Começa aqui a degradação deste homem.

No outro dia comecei a reflectir sobre o facto de um acto inerente à nossa condição de seres vivos como é o acasalamento dar origem na raça humana a grandes desgraças, a escândalos, a grandes tragédias mesmo. A velha história de Adão e Eva e do Pecado Original foi uma explicação para este fenómeno. A consciência do Mal e do Bem. Como é complexo o Ser Humano!Quanto mais munido de pensamento e sabedoria, mais complicado é perante as coisas simples.

A sociedade é como é e este homem foi condenado pela sua comunidade por manter uma relação proibida. Para fugir ao escândalo, pediu alojamento à sua filha na quinta isolada que possuía. É aqui que este homem da cidade se vê confrontado com novos modos de vida aos quais não estava habituado na cidade.

Quando alegadamente a casa da sua filha é assaltada e os bandidos a violam, David teme pela segurança da filha mas esta, apesar de se encontrar grávida em virtude desse acto, encara tudo com naturalidade e, apesar dos desesperados apelos do pai, recusa-se a abandonar a sua casa.

Mais escandalizado fica David com a possibilidade de a sua filha se tornar a terceira mulher de um membro tribal. David regressa à Cidade do Cabo mas quase nada resta do seu velho mundo.

O protagonista regressa novamente às imediações da quinta da filha e retoma as suas actividades de auxiliar no abate de cães e gatos abandonados que exercia já enquanto ali viveu na quinta com a filha.

Enquanto exerce essa actividade, David dedica-se à tentativa frustrada de escrever umo ópera inspirada em Lord Byron durante a sua estadia em Itália. Os progressos são poucos ou nenhuns. Pode-se dizer que este homem é um falhado, um desgraçado, um infeliz sem jeito para nada. Nem para escolher os amores. Acaba desgraçadamente a ajudar a abater animais e a transportá-los para o aterro.

Voltemos a Dan Brown. Finalmente irei ler a sua obra mais conhecida- “O Código Da Vinci”.

No comments: