Thursday, July 01, 2010
Morreu José Saramago
Para mim, grande admiradora da literatura e tendo José Saramago como um autor nacional de referência, a notícia da sua morte deixou-me chocada. Tratava-se de alguém já com uma idade avançada mas o desaparecimento de alguém que tanto fez pela Língua Portuguesa e que foi o único escritor nacional a receber o Prémio Nobel da Literatura é uma perda irreparável para toda uma Nação.
Ainda ontem comprei um livro dele: “A Viagem Do Elefante” e comentava com as minhas colegas a genialidade dele em adoptar um estilo próprio de escrever, nem sempre compreendido mas com um toque de genialidade. O facto de ele não ter rodeios em dizer com todos os nomes e todas as letras aquilo que sente e que pensa torna-o mais fascinante para mim.
Li apenas dois livros dele- o “Ensaio Sobre A Cegueira” e o polémico “Caim” que foi a última obra do autor e que causou toda a polémica que aqui recordo neste vídeo. Foram duas obras que gostei de ler pela frontalidade e pela forma como o autor relata os factos. Usa palavrões quando os tem de usar e não tem receio de transformar personagens bíblicas como Adão e Eva em seres absolutamente normais. “Caim” é uma obra que, basicamente, rebaixa à vulgaridade personagens bíblicas e mostra um Deus que, segundo Saramago, é vingador.
Saramago tinha a sua forma de lidar com a religião e isso causou-lhe grandes dissabores que nem a sua morte apagou. Terá ido ele longe demais? Quem sabe mas há que aplaudir a coragem e frontalidade dele em abordar desta maneira esses assuntos que sempre são controversos. Pessoalmente concordo em parte com o seu modo de ver a religião mas acho que a Bíblia é uma compilação de histórias que depois foi interpretada de diferentes formas que depois deram origem a diferentes religiões. Nessas histórias, as alegadas vinganças de Deus não passam de fenómenos naturais hoje devidamente explicados cientificamente.
O “Ensaio Sobre A Cegueira”- um livro que poderia ferir susceptibilidades no seio da comunidade deficiente visual, para mim é um livro genial. A cegueira abordada por Saramago é a cegueira da alma e não a cegueira física. Trata-se, portanto, de uma metáfora para denunciar todos os defeitos da sociedade. O Homem está cego por praticar o mal e prejudicar o próximo. Foi isso que captei da obra.
Em homenagem a Saramago, irei ler a seguir ao livro que estou a ler “A Viagem Do Elefante”- obra que vi empunhada por inúmeras pessoas que estiveram presentes nas suas cerimónias fúnebres e assim lhe prestaram uma última e merecida homenagem.
Obrigada Saramago por todas as experiências literárias que nos proporcionaste e pela coragem demonstrada em abordar sem rodeios todos os temas polémicos da sociedade.
Labels:
Livros,
Quotidiano
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment