Friday, July 18, 2014

“Lendas E Narrativas” (impressões pessoais)




Por vezes sabe bem ler os clássicos de referência da nossa literatura. Eu confesso que detestava ler quando andava a estudar mas tal se devia ao facto de não gostar que me obrigassem a ler algo contra a minha vontade. Eu gosto de ler o que me apetece e quando me apetece.

No meu tempo era obrigatório estudar Alexandre Herculano, o que em bom Português se poderia considerar uma enorme seca. Agora pego na sua obra e leio-a voluntariamente. Também já se passaram mais de vinte anos e a pessoa amadurece.

Não se estudou esta obra, por acaso, e foi pena. Trata-se de uma compilação de contos variados da autoria de Alexandre Herculano. A sua faceta de historiador está presente em alguns deles quando aprofunda pormenorizadamente alguns episódios da História de Portugal e também está presente uma componente fantástica num dos contos que, naturalmente, me agradou imenso ler.

Como este livro faz parte de uma colecção destinada a servir precisamente de suporte a estudantes, a sua introdução é longa e enfadonha mas compreende-se perfeitamente o motivo de tão extensa dissertação. Tirando isso, até gostei da obra.

Certamente sem longas introduções, viajamos para a Itália dos dias de hoje com Donato Carrisi e “O Tribunal Das Almas”.

No comments: