Saturday, December 08, 2012
"Jim O Sortudo" (impressões pessoais)
Bem, esta obra arrancou-me algumas gargalhadas. Serviu para descomprimir um pouco e variar um pouco também de género literário.
Kingsley Amis narra-nos as tropelias de Jim Dixon que quer definitivamente mudar radicalmente a sua vida e consegue porque a sorte e algumas pessoas lhe dão aquele impulso de que precisa.
Muitas vezes, ao ler algumas obras, ponho-me a pensar onde é que os seus autores vão buscar a inspiração para criar personagens tão incrivelmente marcantes. Talvez tal se deve puramente ao fruto da sua imaginação mas pode muito bem dar-se o caso de o escritor pegar nas características muito peculiares de alguém que conhece na realidade, mudar-lhe simplesmente o nome, a ocupação e tudo mais e aí temos uma personagem marcante.
Não é muito difícil encontrar-se um professor universitário, especialmente se ele já tem uma certa idade e é um crãnio, que se encaixe no perfil deste Welch. Uma pessoa que é muito boa no que faz, que é capaz de saber a mátéria de cor, mas que não se sabe comportar minimamente. Aqui por Coimbra todos nós, que frequentámos o Ensino Superior, tivémos o nosso professor excêntrico. Ouço contar cada história! No entanto, ninguém coloca em causa as capacidades desses senhores e senhoras enquanto docentes.
Um homem como este também só pode ter um filho completamente chanfrado. Acha-se o melhor do bairro mas não tem jeito para nada. Também uma caricatura de alguém que faz ou fez parte do mundo real de Amis?
Dou nota bastante positiva a esta obra. O que eu me ri com a sua leitura!
Vamos agora para um romance policial. Mais um. "Este Homem É Perigoso" de Peter Cheyney é o livro que leio neste momento.
Labels:
Livros
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment