Friday, August 24, 2012

“Um Homem Muito Procurado” (impressões pessoais)



Se não me engano, este é o terceiro livro de John Le Carré que leio. O anterior que havia lido foi “O Fiel Jardineiro”.

São sempre obras que me prendem pelo suspense e mistério que suscitam. Desta vez o escritor britânico traz-nos um tema muito actual- o medo que se sente em relação ao terrorismo e ao fundamentalismo islâmico que se instituiu imediatamente após o 11 de Setembro.

Sabemos que se cometeram exageros e injustiças. Quem usasse turbante era perseguido e investigado, quem frequentasse a mesquita já não vivia em sossego, tudo na vida destas pessoas era monitorizado pelos serviços secretos de todo o Mundo com os Estados Unidos à cabeça.

Esta obra retracta isso mesmo, a perseguição feroz a inocentes na cidade de Hamburgo onde Mohamed Atta e outros intervenientes no 11 de Setembro planearam as suas acções terroristas. Em suma, não se podia ser muçulmano em Hamburgo. Mesmo que se viesse da Rússia e não de um país árabe.

Mais uma vez, a obra de John Le Carré não termina bem. Aliás, as três obras que li deste autor não têm o final que se espera mas também é bom haver de vez em quando uma obra ou um filme sem final feliz. Achei, no entanto, injusto terem reportado a família turca que deu acolhimento a Issa e que já estava instalada na Alemanha há muitos anos com um comportamento irrepreensível.

Agora vou ler um livro que se prevê menos interessante ou até maçador. “Justine ” é o nome da obra que vou ler.



No comments: