Monday, October 18, 2010

Silver Pozzoli



Há quanto tempo não ouvia esta música! Até já nem me lembrava que ela alguma vez existiu mas houve uma época, era eu ainda criança, que isto passava muito nas rádios e em festas.

É obvio que na altura não percebia a Língua Inglesa e, por conseguinte, não possuía conhecimentos para criticar quem quer que fosse que, não tendo o Inglês como língua materna, insistia em cantar em Inglês só porque era fixe e assim se poderia ter um sucesso brutal.

Terá sido assim que pensou este italiano. A nossa equipa de bisbilhoteiros resolveu perguntar a gente que ainda é viva, mas cuja memória já apresenta algumas lacunas, o que realmente se passou naquela época e como nasceu este sucesso a que se deu o nome de “Around My Dream”.

Indicaram-nos um local ermo, daqueles que qualquer apaixonado por casas assombradas e coisas antigas gostaria de visitar e ali passar bons momentos. Como em todas as casas antigas que se prezem, também aquele edifício possuía um enorme sótão onde se lá guardaria todo o tipo de tralha. Como em todos os sótãos, também ali encontrámos um enorme baú com ar misterioso e que nos convidava a o abrir e descobrir os seus segredos. Como em todos os baús, também naquele havia imensa tralha comida pelas traças e pela humidade e as folhas a cheirar a mofo, amarelecidas pelo passar dos anos, marcavam a sua presença.

Resolvemos vasculhar o seu conteúdo. Ainda se lembram do que andámos à procura? Com toda esta conversa não admira que se tenham esquecido. Para os mais distraídos e menos prodigiosos de memória, andávamos à procura da história de Silver Pozzoli e do seu sucesso “Around My Dream”.

Numa folha amarela e já rasgada podia ler-se a letra dessa música, a tal que deram ao artista para ele ler. Sim, teve de ser assim porque o nosso galã italiano não deveria ser nenhum prodígio em línguas, a julgar pela amostra. Aquele Inglês é mesmo demais! Ora reparem!

Havia uma cassete VHS que colocada num vídeo que há muito não funcionava teve de dar barraca. Não vimos nada. Foi quando nos pusemos a pensar que o Youtube existia para alguma coisa. É que havia pessoal com coceira por todo o corpo (eu incluída) para ver como seria um cromo destes em pessoa.

Achando a música, logo tive uma valente surpresa. É que Silver Pozzoli era simplesmente um daqueles italianos todos bons. Se calhar o seu sucesso nos tops não se devia propriamente aos seus dotes como cantor, mas aos seus atributos físicos. Tratando-se de um italiano, poder-se-á caracterizá-lo como um verdadeiro Apolo. Já naquele tempo se avaliava a beleza em detrimento do talento artístico. É que espremido aquele êxito não tem mesmo nada. Dá para dançar e nada mais. Se querem aprender um pouco da língua de Shakespeare ouvindo alguma música em Inglês, este tema deverá figurar como uma das últimas escolhas, para não ser desagradável e não considerar mesmo esta música desaconselhável. É que em vez de aprenderem ainda desaprendem. Italiano dum raio!

Agora está na moda os artistas dos anos oitenta renascerem e gravarem novos álbuns. Será que este artista nos vai dar o gozo da sua presença? Estoiramos de curiosidade para ver que aspecto tem hoje e, já agora, se durante estes anos todos se dedicou com afinco à aprendizagem do Inglês. Esperamos para ver.

No comments: