Era o nosso último dia de férias em S. Martinho do Porto. O dono da unidade hoteleira que há oito anos nos recebe resolveu oferecer-nos um generoso lanche. Muitas pessoas como eu nem se deslocaram ao restaurante para jantar.
Enquanto o lanche não começava, deu para ver um pouco da etapa do dia da Volta a Portugal. É impressão minha, ou estou ali a ver camisolas da Rabobank? O quê? Mas serão mesmo camisolas da Rabobank? Haverão equipas portuguesas com equipamento parecido? Não pode ser!
Ainda a magicar nas camisolas que para mim são inconfundíveis e que acabava de ver no meio do pelotão português, dirigi-me ao refeitório com os meus colegas para saborear aqueles petiscos que se apresentavam em cima da mesa.
Havia de todo o tipo de petiscos: chouriço assado, moelas, salada de orelha, salsichas, carapauzinhos e polvo. Para acompanhar havia pão e a saborosa broa amarela tão típica daquela localidade. O repasto era regado com vinho, sumos e cerveja.
Eu bebi uma cerveja e comi essencialmente chouriço assado, orelha e pão. Toda a gente encheu a barriga e depois regressou à sala de convívio onde Emanuel tocava viola e nós cantávamos a plenos pulmões algumas músicas.
Chegou a altura de cada um cantar a música que melhor sabia. Eu resolvi cantar a música que, de há dois anos a esta parte, costumo cantar em tempo de praia- o tema do Nel Monteiro que fala da Juju e que eu cantava à minha gata. É incrível como ainda havia gente que não conhecia esta música! É mesmo imperdoável, tendo mesmo em conta que eu costumo-a cantar regularmente. Já havia mesmo entre a assistência quem prometia arranjá-la e ficou mesmo a promessa de ser aquele o hino para as férias de 2011. Um pouco atrasado, não!
Uma amiga nossa começou a cantar também temas antigos da...Alexandra. Há que tempos que eu não ouvia uma das músicas que ela cantou! Depois, a mesma colega nossa, que por acaso canta extremamente bem e que se pode dizer que passou ao lado de uma grande carreira musical, começou a cantar acompanhada pela sua filha de quatro anos o tema “You And I” dos Scorpions. E não é que a miúda o sabe cantar! É impressionante! Com aquela idade ela não saberá, com certeza, Inglês.
O tempo passou a voar. Houve quem se fosse arranjar para ainda ir jantar ao restaurante. Como não tinha fome, resolvi subir, arranjar as minas coisas e ver um pouco de televisão. Andavam a arranjar a TV Cabo, por isso não vi convenientemente o “Quem Quer Ser Milionário”.
E assim acabou mais uma semana de descanso. Segunda-feira já tenho de ir trabalhar, que até me consolo.
No comments:
Post a Comment