Sunday, September 21, 2014
“Vínculo De Sangue”(impressões pessoais)
Alguém me consegue explicar por que é que vampiros e lobisomens têm de estar juntos em qualquer história, seja livro, série ou filme? Fartei-me de pensar nisso enquanto lia este livro da autoria de Patricia Briggs. Sinceramente nem sei quem primeiro teve a ideia de onde existem uns, existem outros.
Nas histórias do Drácula não existem lobisomens por acaso, o próprio Drácula era, se bem me lembro, simultaneamente vampiro e lobisomem, se considerarmos que se transformou em lobo para atrair Helena a ajudá-lo a renascer numa obra que li há tempos.
Depois em que ficamos? Para um vampiro transformar um humano em vampiro tem de lhe morder uma vez ou estar constantemente a sugar-lhe o sangue? E como se adquire a capacidade de se poder transformar em lobo? Ela é adquirida geneticamente, quando há vampiros por perto (lá está a minha questão inicial), quando alguém sobrevive ao ataque de um lobisomem? Eu julgava que as mulheres não se transformavam. Nas aldeias também penso que se cré que um lobisomem é criado quando um casal tem sete filhos homens seguidos. O sétimo filho é lobisomem. Muito ao lado de se ser lobisomem pelos genes ou porque um lobisomem atacou uma pessoa em noites de lua cheia e ela sobreviveu a esse ataque.
Nesta história propriamente dita, os vampiros criam outros quando lhe sugam uma porção de sangue que os pode matar mas não permanentemente. Isso está muito mal explicado, principalmente para mim. Eu fiquei a compreender que para se ser vampiro, o vampiro tem de chupar uma quantidade específica de sangue que dá para a pessoa entrar naquela fase em que está no limiar da morte sem estar morta. Quanto á criação de lobisomem, esta surge através do ataque de um lobisomem a um ser humano que o deixe também à beira da morte mas que sobreviva.
A protagonista desta história não é vampira, nem se pode considerar lobisomem mas dá-se bem com ambas as facções e vive aventuras com ambos os clãs. A missão é capturar um feiticeiro que um vampiro transformou e que anda a espalhar o terror pela cidade. Ah, e o que dizer da forma de matar vampiros e lobisomens? De onde começou essa história das estacas de madeira? E de matar lobisomens com balas de prata porque estas dificultam o rápido processo de cicatrização de ferimentos que os lobisomens possuem? E já agora, de onde começou também essa lenda de os lobisomens sararem de ferimentos com uma rapidez impressionante?
Mais uma vez, remeto para este filme. Já aqui o coloquei por mais do que uma vez. Acho que o coloco aqui neste humilde espaço de cada vez que leio um livro sobre vampiros, lobisomens e afins.
Depois de vampiros, lobisómens e outras criaturas lendárias, vamos voltar ao mundo real e bem real. O livro que vou ler não é de ficção. Voltamos ao nosso Portugal e a heroína existe mesmo. É a mãe de Cristiano Ronaldo.
Labels:
Cinema,
Ideias Loucas,
Livros,
Music,
Reflexão
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment