Friday, September 12, 2014
“O Viúvo- Histórias Do Fim Do Império” (impressões pessoais)
“A Alma é um ser vivo que transportamos dentro de nós”
Esta é a grande frase que retirei desta obra da autoria de Fernando Dacosta que li numa penada. Apesar de não ter grande acção ou suspense, estava escrita de uma forma bem original e de fácil leitura, capaz de cativar o leitor com a narrativa em si.
Comecemos pela forma como os capítulos estão organizados. Já vi muita maneira de ordenar capítulos, na maioria das vezes recorrendo a números. Aqui cada capítulo corresponde a cada uma das letras da palavra LUSITÂNIA. É disso que trata esta obra, da decadência de Portugal ou da Lusitânia depois de termos perdido as nossas colónias e termos vivido uma série de mudanças.
O autor narra-nos a história de um homem velho, moribundo, que vive num local isolado algures no Interior. Ele passa os dias na cama desfiando as suas memórias enquanto assiste à degradação do cadáver da sua mulher ainda pendurado na figueira onde se enforcou. Aqui a mulher representa a Pátria, a Lusitânia, ele, o resto que ficou- Portugal.
Tal como acontece com qualquer um de nós quando se encontra sem fazer nada, o viúvo vai revivendo cenas da sua vida, os seus amigos, as suas tragédias pessoais, os dias felizes, algumas histórias curiosas que ouviu contar…
A morte está sempre presente nos pensamentos do personagem. Não é por acaso. É da morte realmente que esta obra trata. Da morte da Pátria, da Lusitânia. De um tempo que vivemos e que nunca mais volta.
A julgar pelos escassos dias que demorei a ler esta obra, tratou-se de uma leitura bastante interessante. Gostei imenso.
Há quanto tempo não leio eu um livro sobre vampiros? Está na hora de ler um. “Vínculo De Sangue” de Patricia Briggs.
Labels:
Livros
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment