Há comentadores e comentadores no mundo do Futebol, uns mais talentosos do que outros é certo, mas todos com uma certa piada.
Há aqueles que nos bombardeiam com conceitos tácticos que nunca mais acabam e que nos deixam completamente à deriva, aqueles que se armam em treinadores de bancada e que dão mesmo a sua opinião sobre como fariam se estivessem sentados no banco da equipa X ou Y e…Joaquim Ritta.
De há uns anos a esta parte que a minha admiração por este comentador da Antena 1 cresce a olhos vistos. Trata-se de alguém que não tem papas na língua para dizer certo tipo de coisas. Quando embirra com um jogador, não gosta dele e pronto. Nem que para isso tenha de mandar a imparcialidade e a isenção às malvas.
Recordo-me particularmente do ódio de estimação que Joaquim Ritta nutria por um avançado sul-americano que há cerca de quatro épocas jogou no Sporting. Esse foi o episódio de antologia deste comentador. Chegou mesmo a afirmar que na Liga de Honra havia jogadores com muito mais qualidade do que este. Isto para já não falar no atestado de incompetência que o comentador da Antena 1 passava àquele jogador de cada vez que ele tocava na bola. Uma bela noite (o adversário do Sporting era o Nacional da Madeira) esse jogador marcou quatro golos num curto espaço de tempo. Nem assim Joaquim Ritta mudou uma vírgula que fosse ao que achava do jogador do Sporting. Fiz questão de ir a correr ligar o rádio depois de o jogo acabar para o ouvir.
No jogo entre Portugal e a Bélgica a contar para o apuramento do Euro 2008, o guarda-redes belga teceu umas declarações polémicas. Joaquim Ritta arranjou ali imediatamente um amigo. Literalmente. Se o ouvisse, o guarda-redes belga ainda deixava de recomendar aos colegas que dessem sarrafadas no Cristiano Ronaldo para mandar dar uma tareia no comentador que se fartou de dizer mal dele.
Por falar em guarda-redes, Joaquim Ritta quase fez o funeral a Roberto no início da época. Era incrível como vulgarizava o guarda-redes espanhol. Com o aumento da qualidade das exibições do guardião do Glorioso, ele já se calou. Ao fim de quantos jogos deixou de dizer mal de Roberto não sei. Não tive tempo de os contar.
Hoje então esteve bestial. O Sporting jogava em casa com o Paços de Ferreira. O jogo era a contar para a Taça de Portugal. Confrontado com a justificação do mau estado da relva como causa do mau Futebol praticado pela equipa leonina, o comentador apenas diz o seguinte:
- “Em campos alheios, com relvados de óptima qualidade, o Sporting também não joga grande coisa”.
Mais dez pontos na minha consideração.
No comments:
Post a Comment