Wednesday, June 23, 2010

Vais Meireles?

Mais um jogo de preparação de Portugal tendo em vista o Mundial que se inicia dentro de alguns dias na África do Sul e novamente frente a uma equipa africana- desta vez a selecção dos Camarões que, segundo os entendidos que lideram a Selecção de Todos Nós, é muito parecida com a Costa do Marfim que será o nosso primeiro adversário.

Aliás, é notória a preocupação excessiva com Drogba e seus companheiros por parte de Carlos Queirós e seus pares. Se calhar não é por acaso que se estão a fazer três jogos de preparação frente a três equipas africanas- Cabo Verde (empate a zero), Camarões(vitória por 3-1) e Moçambique (já em território sul-africano na próxima semana).

Neste jogo Queirós fez três alterações no onze inicial em relação ao jogo com Cabo Verde- Duda no lugar de Fábio Coentrão, Raul Meireles no lugar de Miguel Veloso e Simão Sabrosa no lugar de Nani.

Portugal mostrou outra disponibilidade competitiva para este jogo que era frente a uma equipa africana com outros créditos firmados e com jogadores que actuam, na sua maioria, nos melhores campeonatos da Europa.

Samuel Eto’o é a estrela da companhia mas esteve pessimamente em termos disciplinares. Como é possível um jogador com o prestígio que tem o avançado do Inter cometer uma infantilidade destas, ainda por cima num jogo particular? Após o primeiro golo de Portugal marcado por Raul Meireles, o jogador perdeu a cabeça e desatou a protestar. Os protestos valeram-lhe um cartão amarelo. Não satisfeito, o capitão (ainda por cima) da selecção dos Camarões entrou de forma violenta sobre Duda. Deveria ter visto vermelho directo mas talvez por a amostragem do segundo amarelo dar no mesmo e de se tratar de um jogo particular o árbitro expulsou o avançado com um segundo amarelo e não com expulsão directa. Pouco passava da meia hora de jogo e já a equipa adversária jogava com dez.

No início da segunda parte, Meireles voltou a mostrar a sua veia goleadora e tornou-se o homem do jogo ao marcar mais um golo.

Os Camarões ainda reduziram mas Nani matou o jogo com um vistoso chapéu ao guarda-redes africano que um central não conseguiu tirar de dentro da baliza a tempo de o golo ser confirmado.

Há mais uma lesão a lamentar nas hostes nacionais. Pedro Mendes, após lance aparatoso com o Jogador Número Sete dos Camarões saiu em maca em direcção aos balneários. Desconhece-se a gravidade da lesão.

Quem não irá com toda a certeza é Zé Castro que foi preterido por opção da lista de vinte e quatro jogadores convocados à condição por Carlos Queirós. Pepe estará, portanto, apto apesar das reservas do médico do Real Madrid. Eu não sou ninguém para criticar esta opção. Simplesmente acho ridículo ir ao Mundial um jogador que já não joga desde Dezembro e, ainda por cima, ficar de fora um jogador nascido e criado em Portugal que tem todo o direito de ir à Selecção. Estes brasileiros na Selecção irritam-me. Não está em causa a qualidade do jogador. Ele nem tem culpa. Estes dirigentes é que vão num lindo caminho. O Deco é um excelente jogador, vai terminar a sua participação na Selecção Nacional e regressa á pátria-mãe como se ter representado a Selecção Nacional tivesse sido mais um clube por onde passou. Enfim…só de me lembrar que aqui há uns anos não deixaram o Marcelo vestir a camisola da Selecção. Ele que tinha mais legitimidade de a vestir do que estes três senhores dado a sua família ser portuguesa, ele próprio viver e estudar em Portugal e ainda hoje cá viver. Há coisas que não se entendem. Depois de terminar a carreira, eis que eles regressam ao País Tropical felizes da vida, enquanto que os portugueses ficaram de fora. Zé Castro, estou contigo!

A propósito, faço esta pergunta aos dirigentes federativos, se é que alguma vez vão ler isto: se acaso um filho de imigrantes de Leste com vida feita em Portugal for bom jogador, até ter nascido cá ou tiver adoptado nacionalidade portuguesa, será que pode envergar a camisola das Quinas? Isso é só para estes brasileiros que vieram para cá jogar Futebol? Sem senhor!

Voltando a este jogo, foi uma importante vitória que dá moral à nossa Selecção para o que a espera em terras africanas. Espera-se goleada a Moçambique.

No comments: