Wednesday, June 30, 2010
Top M80 nacional
Ver texto “Top M80”
E foi feita a minha vontade. Finalmente! Tinha curiosidade de ver como era um top dos anos oitenta cá pelo burgo só para ver se eu ainda me lembrava de alguma coisa e eis que o meu desejo foi realizado. Numa edição especial do Top para assinalar o 10 de Junho e o arranque do Mundial 2010 onde vai estar a Selecção de Todos Nós, eis que surge a contagem da tabela de Junho de 1987.
Eu acho que se deveria fazer isto mais vezes. Não sei se é possível. Em Inglaterra e nos Estados Unidos, desde sempre, houve top das músicas mais vendidas. Aqui em Portugal, penso eu, só se começou a fazer a contagem em meados dos anos oitenta. Mesmo assim era de louvar se se fizesse um programa todas as semanas também com o Top Nacional.
Tendo tido eu conhecimento de que o Top iria ser tão especial, não o quis perder por nada e no sábado, já em casa, não descolei os ouvidos do rádio. O Top pouco diferia daquele que serviu de tema ao texto que acima referi. Lá estavam os Communards com o tema cujo vídeo meti no outro texto para o ilustrar. Os Century apresentavam até dois temas na tabela. O “Lover Why”, que tantas semanas esteve em primeiro, posicionava-se nos dez primeiros lugares.
Lá estavam também, tal como eu calculava, os Erasure e os Starship. Uma das diferenças em relação ao Top britânico sensivelmente da mesma altura estava na presença dos Xutos & Pontapés, de Ritta Lee e dos Roupa Nova com o tema “Linda Demais”- um grande sucesso desta época. Lembro-me de uma história de um grupo de crianças sensivelmente da minha idade que iam a pé a cantar esta música. Eu que estava na rua comecei também a cantar.
A curiosidade residia, naturalmente, em recordar quem era que estava em primeiro lugar. Quando no outro texto me referi a hipotéticos lideres nem me lembrei deste tema. Naquela altura, e após a criação dos USA For Africa surgiram muitos temas desse género para apoiar várias causas. Lembro-me duns quantos mas este andava um pouco esquecido e pelos vistos até esteve quinze semanas em primeiro por cá.
O single terá sido criado para ajudar as vítimas do acidente com um ferry boat na Bélgica. Alguns cantores, na sua maioria britânicos, juntaram-se para cantar o tema “Let It Be” dos Beatles. Paul McCartney foi um dos impulsionadores deste projecto de solidariedade e é ele mesmo que inicia a música.
Soube mesmo bem recordar este top. Pena ter sido só desta vez que se relembrou a contagem das músicas aqui de Portugal.
Labels:
Music,
Quotidiano
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment