Não, não vou falar sobre a canção que tem este nome. A situação até parece ser bem séria. Para já está a causar grande transtorno a quem tem de se deslocar de avião no espaço aéreo europeu.
Quem como eu tem acompanhado de relance as notícias constata que a nuvem de cinzas causada por um vulcão na Islândia está a preocupar bastante toda a comunidade, ande ou não de avião.
O fenómeno promete não afectar a Península Ibérica mas parte da Europa viu o seu espaço aéreo encerrado e inúmeros voos ficaram em terra por haver bastante risco de os aviões se danificarem seriamente, de as pessoas sofrerem danos na saúde e, essencialmente por não haver visibilidade.
O Presidente da República Cavaco Silva que tinha, justamente com uma vasta comitiva, feito uma viagem oficial à República Checa ficou ali retido por alguns dias, aproveitando para passear um pouco. Há trabalhos e decisões que esperam cá no nosso cantinho pelo Chefe de Estado mas aquela nuvem faz com que ele se refastele visitando os belos monumentos que dizem que Praga tem.
As cerimónias fúnebres do Presidente da República da Polónia, falecido num acidente aéreo na Rússia, foram adiadas. Se o vulcão tivesse entrado em erupção alguns dias mais cedo, talvez ele ainda estivesse vivo e a tentar, tal como Cavaco Silva, regressar de uma viagem oficial a um outro país. É a vida!
Alguns concertos e outros eventos culturais um pouco por toda a Europa foram cancelados ou adiados. Quem comprou bilhetes para os concertos ou organizou alguns eventos ficou seriamente prejudicado por aquela nuvem de cinzas que ainda promete causar alguns danos. Da última vez que aquele vulcão entrou em erupção (na altura ainda não havia aviões) demorou cerca de dois anos para que voltasse de novo a adormecer. As companhias aéreas já se queixam dos prejuízos sem precedentes. Se assim continuam as coisas haverá uma enorme crise no sector.
Segundo alguns cientistas, ainda estão por avaliar os eventuais danos que a erupção deste vulcão e consequente nuvem podem causar na saúde pública a médio e longo prazo.
O Mundo está mesmo descontrolado. Há cerca de dois anos atrás não se ouviam falar nestas coisas. De nuvem de cinza parece que é a primeira vez em trinta e três anos de vida que ouço falar. De tornados, trombas de água e afins em território nacional vai-se falando cada vez com mais frequência de há cerca de cinco ou seis anos a esta parte. Em 20010 já houve cerca de uma dezena de sismos devastadores. O último ocorreu na China ainda esta semana. É o Planeta a vingar-se das atrocidades que o Homem lhe tem vindo a infringir ao longo do tempo?
No comments:
Post a Comment