Sempre receptiva a novas experiências, e aproveitando o facto de ser dada a oportunidade na ACAPO de conhecer coisas novas, sempre que posso, não deixo de participar nestes workshops e acções de formação.
Para este Sábado estava marcada uma introdução ao Shiatsu. Já tinha ouvido falar mas não sabia propriamente o que era. Pensei que tinha a ver com massagens.
Na Delegação da ACAPO tivemos oportunidade de praticar alguns exercícios e de ter umas luzes sobre o que é esta terapia que surgiu na China e sempre foi praticada por cegos, dada a sua maior sensibilidade de tacto. Esta terapia usa essencialmente os dedos e é muito intuitiva. Só há poucos séculos a esta parte, esta terapia foi aberta a pessoas normovisuais que destronaram assim os deficientes visuais de a exercer.
O Shiatsu está algures ente a acupunctura (sem agulhas mas com os dedos a tocarem os mesmos pontos) e o Reiki porque também é uma troca de energias.
Seguiu-se a parte prática. Eu estive essencialmente a praticar numa colega. Depois houve uma pausa e fiquei sem par. Foi a própria terapeuta que explicou os exercícios em mim. Alguns dos exercícios podem ser dolorosos em quem os recebe mas a explicação é que estamos realmente a precisar de tratamento nessas partes. Se calhar com agulhas de acupunctura dói ainda mais.
Ficou combinado fazermos um curso intensivo durante um fim de semana ou dois Sábados. Se isso se vier a concretizar, eu lá estarei para enriquecer os meus conhecimentos. Nunca se sabe quando é que vou poder precisar deles. Já tenho conhecimentos de massagem e Reiki. Se aprender também um pouco de Shiatsu será uma mais-valia.
De referir que depois houve um almoço de grelhada mista e jogos de mesa. Não sendo grande entusiasta desses jogos, depois de ter estado a conversar com amigos, decidi vir a pé antes que escurecesse.
No comments:
Post a Comment