Tuesday, October 30, 2012
“Os Mares Do Sul” (impressões pessoais)
Para romance policial, este livro deixa um pouco a desejar pela ausência de suspense e de emoção. Faz-me lembrar um pouco um livro que li há tempos de um escritor português que contava a história de um líder de um bairro social que foi assassinado. Até os gostos requintados do detective eram semelhantes. Fraco mesmo para o género.
Esta obra do escritor espanhol Manuel Vazquez Montalbán foi escrita em 1979, numa altura em que a Espanha acabava de sair do regime ditatorial de Franco e vivia algumas convulsões politicas e ideológicas que estão excessivamente aqui presentes nesta obra e também a tornam um pouco enfadonha.
Na minha opinião, os escritores latinos são maus escritores de romances policiais. Pecam muito pelos rodeios descritivos e dão pouco movimento aos seus personagens no que a desvendar crimes diz respeito. No entanto, penso que em Espanha já se deu o salto qualitativo que ainda não se deu (ou se está a dar mais lentamente) em Portugal. Tenho lido obras muito recentes de escritores espanhóis e nada têm a ver com esta. Aliás, uma das obras de que mais gostei, é da autoria de um espanhol.
Não acertei no criminoso. Pensava que tinham sido os sócios da vítima a elimina-la mas foi tudo muito diferente.
A história acaba com os bandidos a vingarem-se matando a pequena cadela do detective, imagine-se. A outra morte que há num romance dito policial é a morte de um cão.
Apesar de ter achado que faltou um pouco do sal e da pimenta que caracterizam um romance policial digno desse nome, dou nota positiva a este livro. Vale apenas e só como um romance de época.
Labels:
Livros
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
No comments:
Post a Comment