Música maestro…que sou incapaz de redigir uma linha que seja sobre este assunto sem uma banda sonora apropriada.
É incrível! Foi com enorme estupefacção que fiquei a saber que uma delegação da Federação Portuguesa de Futebol já viajou para o Rio de Janeiro para sondar eventuais hotéis e centros de estágio que acolheriam a Selecção de Todos Nós no…Mundial 2014.
Quando é que começou mesmo o apuramento para o Campeonato do Mundo de Futebol do Rio de Janeiro? Há uma semana? Então para quê tanta pressa? A menos que fossem negociar já com os construtores para construírem um monumental centro de estágio bem à medida do ego dos nossos jogadores, equipada com uma suite bem luxuosa para o Cristiano Ronaldo e uma cozinha enorme para se cozinharem os petiscos do agrado dos nossos craques. Só se for isso. Já que o centro de estágio que tanto prometem construir cá em Portugal está a demorar (ou nunca chegue a ver a luz do dia com esta crise), os nosso dirigentes federativos façam como milhares de portugueses e mudam o seu quartel -general para o Brasil.
É melhor não fazer a festa antes do tempo. Está bem que vencemos os dois jogos que realizámos mas os adversário eram só o Luxemburgo e o Azerbaijão. Contra o Luxemburgo até trememos um pouco e fomos surpreendidos. Não há necessidade de tanta euforia e tanta precipitação. Isso ainda vai acabar por dar mau resultado.
E o que pensam os brasileiros do facto de os tugas, ainda no início do apuramento para o Mundial, já andarem a ver hotéis, campos de treinos e centros de estágio? Certamente já inventaram as suas anedotas. Com certeza que já.
Meus senhores, ainda faltam dois anos. Ainda só realizámos dois jogos e contra as equipas mais fracas do grupo. Muita coisa pode ainda acontecer. Muita água correrá por debaixo da ponte, muitas tempestades e vendavais se erguerão.
E se o Mundo acabar mesmo em 2012 como dizem as profecias? E se Nostradamus estiver certo uma vez mais? para quê se preocuparem com o que virá daqui a dois anos? E se Portugal atravessar uma crise tal, que nem para o Futebol haverá dinheiro. Da maneira que as coisas estão, qualquer dia a austeridade bate também à porta da FPF.
E se Portugal simplesmente não se apurar? Se a bola teimar em não entrar, se os jogadores mais influentes se lesionarem ou tiverem uma quebra de forma…o que dirão depois os brasileiros que nos viram a passear no Rio de Janeiro a uns longínquos dois anos de distância da competição a escolher instalações para o alojamento da Selecção? Mais uma barrigada de gozo sem que para isso houvesse necessidade.
Têm medo que as outras selecções venham, escolham os melhores centros de estágio e os nossos jogadores façam birrinha por considerarem o alojamento disponível uma espelunca? Estamos em tempo de vacas magras. Não podemos ir para o Estrangeiro fazer vida de ricos, tal como aconteceu no Europeu passado na Polónia e na Ucrânia em que fomos a selecção que mais gastou em alojamentos, quando há portugueses a passar fome ou a trabalhar para depois vir o Governo e lhes tirar o que tanto custou a ganhar.
Daqui a dois anos conversamos. E talvez se oiça fado em vez de samba.
1 comment:
Wow, superb blog layout! How long have you been blogging for? you make blogging look easy. The overall look of your site is fantastic, as well as the content!
Post a Comment